Flamenguista como o governador e jogadora de futevôlei, Celina promete empenho e mudanças significativas na gestão da pasta. Tudo isso, porém, em seis meses, já que o mandato no parlamento federal a espera.
Na terça-feira (12), o Distrito Federal foi pego de surpresa com o anúncio do governador Ibaneis Rocha (MDB) da troca na Secretaria de Esportes e Lazer (SEL). Mesmo antes de anunciar a saída do emedebista fluminense Leandro Cruz Fróes, Rocha afirmou que a deputada federal Celina Leão (Progressistas) assumiria a pasta. No Diário Oficial (DODF) de quarta-feira (13) veio a oficialização da substituição, mas apenas a comandante foi anunciada; falta a equipe. Uma fonte ouvida em anonimato pela reportagem garante que a agora secretária sequer pisou no prédio da secretaria, e o primeiro escalão da SEL, no momento, está vazio.
Flamenguista como o governador e jogadora de futevôlei, Celina promete empenho e mudanças significativas na gestão da pasta. Tudo isso, porém, em seis meses, já que o mandato no parlamento federal a espera. Secretária de Joaquim Roriz, apoia-se na experiência anterior para garantir uma boa gestão à frente da secretaria. Ao Entrelinhas, ela afirma que as primeiras nomeações do seu breve período à frente da pasta já estão prontas, e que sua influência e os contatos que angariou no esporte candango vão facilitar a tarefa de reunir o time que comandará a área no DF, pelo menos, até o final do ano.
Entrelinhas: A senhora anunciou no DFTV da última quinta-feira (14) que ficaria na pasta apenas por seis meses. É tempo suficiente?
Celina: Eu tenho compromisso com meu mandato na Câmara dos Deputados, por isso fizemos um acordo para passar apenas um tempo transitório. Eu já estive em secretarias antes, sei como funciona, e quero deixar uma equipe qualificada quando eu sair. Estou no meu terceiro mandato, eu tenho experiência de gestão e é isso que vai ficar após a minha passagem.
É possível desenvolver e executar projetos num período tão curto à frente da pasta?
Eu já tive essas experiências antes, quando fui secretária no governo Roriz. Eu aprendi muito com o governador Roriz, e quando saí deixei quatro programas na área de esportes que atendiam a mais de 100 mil pessoas. Sei que não precisa inventar a roda, é só analisar o que deu certo. E é isso que vamos fazer. Reativar as experiências de sucesso, como os centros esportivos públicos, que foi onde eu comecei a jogar futevôlei.
Até hoje a nova equipe não foi anunciada, e alguns servidores sequer foram notificados na SEL. Esses cargos ficarão vagos por muito tempo?
As nomeações já estão prontas, e devem sair no Diário Oficial (DODF) de segunda-feira (18). Eu não estou tão preocupada com isso porque conheço muita gente ligada ao esporte aqui, e muitos já sinalizaram que estão à disposição para ajudar. Vamos trocar uma parte da equipe e focar a gestão no que realmente importa, que são as ações da pasta.
A troca deixa alguns beneficiários de programas geridos pela secretaria com um pé atrás. Iniciativas como o Bolsa Atleta serão mantidos na sua gestão?
Nós vamos manter o que deu certo, não tem sentido acabar com isso. O Bolsa Atleta vai ficar e nós vamos melhorar e ampliar o programa. Também tenho projetos para criar parcerias com a Fábrica Social. Muitos praticantes de esportes nas periferias sequer têm equipamentos, roupas para se exercitar. Nós vamos acabar com isso. E ao fim do isolamento, vamos incentivar os espaços das academias, os profissionais de educação física.
Nesta sexta-feira (15), a Fifa anunciou que escolha da sede do Mundial Feminino será em 25 de junho. Já deu tempo de se inteirar da candidatura da qual Brasília faz parte?
Eu tenho certeza que o Leandro já tomou todas as providências para deixar Brasília pronta para mais essa grande competição. Nós temos uma logística e uma infraestrutura privilegiadas em relação ao resto do país, nossa Segurança Pública é exemplar, a rede de Saúde daqui suporta muito bem à população. Não sei quais contrapartidas foram exigidas do Distrito Federal para sediar o torneio, mas acredito que está tudo dentro dos conformes.
Comments