top of page

MPDFT pede suspensão de treinamentos no DF

  • Foto do escritor: Entrelinhas
    Entrelinhas
  • 27 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Apesar da recomendação do Ministério Público, clubes negam que realizaram atividades físicas mas fotos evidenciam atividades


Por Petronilo Oliveira e Pedro Marra

 

Após o Governo do Distrito Federal (GDF) liberar os treinamentos para clubes de futebol do DF, em decreto publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) enviou um ofício aos presidentes do Brasiliense, Capital, da Federação de Futebol do DF (FFDF), secretários de Esporte e Lazer (SEL) e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) pedindo que os treinamentos sejam imediatamente suspensos diante da pandemia do novo coronavírus.


Responsável por acompanhar as medidas de enfrentamento à covid-19, a força-tarefa do MP realizou uma inspeção em que comprovou: os dois clubes citados mantiveram atividades com os atletas, ignorando as normas e recomendações expedidas sobre o assunto.


A assessoria do Capital, um dos clubes que voltou a treinar, enviou à reportagem a seguinte nota: "O Capital Clube de Futebol informa que não procede a informação de que esteja promovendo treinos, o que descumpriria a recomendação do MPDFT. A diretoria reforça que, preocupada com a condição de saúde dos atletas e da comissão técnica, promoveu a testagem em massa de 47 membros da equipe, os quais deram negativo para a covid-19, além da avaliação física e médica de todos”, informou.


"O Capital Clube de Futebol informa que não procede a informação de que esteja promovendo treinos, o que descumpriria a recomendação do MPDFT. A diretoria reforça que, preocupada com a condição de saúde dos atletas e da comissão técnica, promoveu a testagem em massa de 47 membros da equipe, os quais deram negativo para a covid-19, além da avaliação física e médica de todos”, alega o Capital.

Capital foi flagrado treinando no clube da Agepol, no Setor de Clubes Sul - Foto: divulgação/MPDFT

Após esse procedimento, o clube diz que a comissão técnica repassou uma série de trabalhos físicos individuais para que os atletas não tivessem perdas. “Assim sendo, como não há qualquer proibição em relação a isso, cada um segue sua rotina, obedecendo as devidas regras de distanciamento e utilização de máscaras para não comprometer a própria saúde e nem dos demais.”


“Em tempo, o time, como os demais participantes do Campeonato Brasiliense de Futebol, aguarda um posicionamento mais objetivo das autoridades para que possa realizar uma programação mais adequada visando o retorno às atividades", finaliza o Capital.


Procurado, o presidente do Gama, Weber Magalhães, preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Dirigentes, que preferiram não se identificar seguiram no discurso de que "a maioria dos clubes foi contra o retorno aos treinos. Os que começaram que paguem pelo desrespeito".


Coordenador da força-tarefa do MPDFT, José Eduardo Sabo, explicou os motivos para enviar o ofício às instituições responsáveis. "Fizemos uma inspiração nos centros de treinamento dos clubes de futebol e vimos que dois deles voltaram, desrespeitando o decreto 40.817/2020, que proíbe não só o retorno do futebol, mas os treinamentos referentes à prática do futebol. Oficiamos os dois clubes e a secretaria de esporte e lazer sobre o que se consitui em um crime. Temos que ser vigilantes contra a propagação da covid-19", declara.



"Fizemos uma inspiração nos centros de treinamento dos clubes de futebol e vimos que dois deles voltaram, desrespeitando o decreto 40.817/2020, que proíbe não só o retorno do futebol, mas os treinamentos referentes à prática do futebol. Oficiamos os dois clubes e a secretaria de esporte e lazer sobre o que se consitui em um crime. Temos que ser vigilantes contra a propagação da covid-19", declara coordenador da força-tarefa do MPDFT.


Vale lembrar que em 19 de maio, o GDF decretou algumas ações para enfrentamento à doença na capital. Entre elas, proibia a realização de eventos, de qualquer natureza, como campeonatos e treinamentos esportivos.


É importante ressaltar que Brasilense e Capital vinham agindo de má fé e vinham treinando antes do decreto liberando o retorno dos treinos ter aparecido, logo após a notificação feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Território


Carta à FFDF


Ao saber do ofício do MPDFT, o Brasiliense enviou uma carta ao presidente da Federação de Futebol do DF, Daniel Vasconcelos, apontando alguns questionamentos sobre quais normas de saúde foram ignoradas pelo clube. “Qual artigo do decreto 40.817, de 22 de maio de 2020, proíbe a realização dos treinos?”, diz um dos tópicos.


“Em que sentido a realização de treinamentos se equipara à realização de eventos esportivos ou campeonatos?”, questiona.


No final, o Jacaré busca esclarecer as contestações de aglomeração durante os treinamentos. “Em que consistiria a mencionada possibilidade de aglomeração, considerando que os atletas, em número de 30, espalham-se numa área de 20.000 m² e que não há presença de público nos treinamentos?”, finaliza.


“Em que consistiria a mencionada possibilidade de aglomeração, considerando que os atletas, em número de 30, espalham-se numa área de 20.000 m² e que não há presença de público nos treinamentos?”, contesta o Brasiliense.

Carros chegam no CT do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul, para treinamento durante a pandemia - Foto: divulgação/MPDFT

Decreto

O decreto assinado na última sexta-feira traz uma série de determinações para os treinamentos para times de futebol no DF. Um exemplo é a regra de que essas atividades só serão permitidos após todos os atletas e demais profissionais dos clubes serem submetidos a exames prévios de covid-19.


Em outro ponto, o GDF estabelece que a repetição dos testes deverá ser feita semanalmente. “Os treinos só deverão envolver atividades físicas individuais”, menciona o texto.


O presidente da Federação de Futebol do DF, Daniel Vasconcelos, foi procurado pelo Portal Entrelinhas, mas ainda não se posicionou. O espaço segue aberto para a declaração.



Comentários


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter

©2020 por Entrelinhas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page